terça-feira, 21 de agosto de 2007

FAÇA AMOR NÃO, FAÇA GUERRA!!





Com o começo da guerra do Vietnã sem o apoio da população , os protestos começaram com um lema ‘’faça amor , não faça guerra(imposto pelos hippies).Os hippies tiveram um movimentos antes de tudo pacivo originário de San Francisco , Califórnia. Eles usavam cabelos longos roupas coloridas e floridas e o símbolo da paz(um circulo com y de cabeça para baixo).Muitos soldados norte americanos que foram chamados para lutar no front usavam o símbolo no peito porque o que eles mais queriam eles protestar contra o governo norte americano.Em 69 numa fazenda 400 mil pessoas se reuniram para viver momentos de paz e pura liberdade fazendo o festival ‘Woodstock’. Onde teve participação de vários grupos de rock da história que levantaram a bandeira da paz e do amor e assumiram publicamente sua aversaõ a guerra. Os artistas mais notáveis eram: The Doors(com Jim Morrison), The Mamas and The Papas, Janis Joplin(o maior símbolo do movimento hippie), Jimi Hendrix(e seus solos de guitarra), Stones e Beatles(que dispensam comentários).No fim todos que ali estavam pediam apenas uma coisa: DEEM UM BASTA A GUERRA!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Estado Novo de Vargas



Os integralistas x comunistas

O governo Vargas neutralizou as organizações de direita e esquerda que comandavam o cenário nos anos 30. Eram elas: ANL, com seu fim em 35, depois de se envolver em uma insurreição improvisada chamada "intentona comunista" formada basicamente por militares ligados ao PCB. Em 37 foi a vez dos integralistas no dia 10/11 um golpe militar instaurou o Estado Novo. Vargas recebeu plenos poderes em quanto a ação intregralista que frustados atacaram o palácio do Catete em 38 mas foram vencidos sem dificuldades.
O controle da informação e da difusão da " boa imagem"

Vargas controlava a mídia a seu favor ou seja ele divulgava o que era de seu interesse, e escondia os erros de governo. Em 39 durante o estado novo ele criou o DIP, que tinha a função de controlar a mídia a seu favor.
A agencia nacional foi uma subdivisão do DIP que fornecia 60% das matérias publicadas na imprensa.
" A valorização da imagem do líder é uma das características dos regimes fascistas, assim como os governantes populistas."
Direitos trabalhistas

Principais direitos trabalhistas aplicados no governo de Getúlio Vargas: mulheres e homens começaram a ganhar o mesmo salário; trabalhadores recebendo um salário que possa sustentar a familia; redução da jornada de trabalho ganho de férias e descansos aos domingos; menores de 14 nao trabalhavam e mulher e menor de 18 não trabalhavam em indústrias insalubres e assistência médica a trabalhadores e gestantes^.