segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Estado Novo de Vargas



Os integralistas x comunistas

O governo Vargas neutralizou as organizações de direita e esquerda que comandavam o cenário nos anos 30. Eram elas: ANL, com seu fim em 35, depois de se envolver em uma insurreição improvisada chamada "intentona comunista" formada basicamente por militares ligados ao PCB. Em 37 foi a vez dos integralistas no dia 10/11 um golpe militar instaurou o Estado Novo. Vargas recebeu plenos poderes em quanto a ação intregralista que frustados atacaram o palácio do Catete em 38 mas foram vencidos sem dificuldades.
O controle da informação e da difusão da " boa imagem"

Vargas controlava a mídia a seu favor ou seja ele divulgava o que era de seu interesse, e escondia os erros de governo. Em 39 durante o estado novo ele criou o DIP, que tinha a função de controlar a mídia a seu favor.
A agencia nacional foi uma subdivisão do DIP que fornecia 60% das matérias publicadas na imprensa.
" A valorização da imagem do líder é uma das características dos regimes fascistas, assim como os governantes populistas."
Direitos trabalhistas

Principais direitos trabalhistas aplicados no governo de Getúlio Vargas: mulheres e homens começaram a ganhar o mesmo salário; trabalhadores recebendo um salário que possa sustentar a familia; redução da jornada de trabalho ganho de férias e descansos aos domingos; menores de 14 nao trabalhavam e mulher e menor de 18 não trabalhavam em indústrias insalubres e assistência médica a trabalhadores e gestantes^.

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

ESTÃO DANDO INÍCIO AUMA PRODUÇÃO DE GRUPO QUE ESTÁ FICANDO MUITO BOA.